.

Em São Tiago, o melhor da cultura culinária de Minas!

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Ao completar 11 anos, Festa do café-com-biscoito antecipa sua maioridade como bem imaterial do patrimônio cultural de Minas

Sabores para nunca esquecer


Não basta uma mesa farta para representar o verdadeiro sabor da cozinha mineira. É preciso história, ingrediente que não falta aos biscoitos de São Tiago. Prova disto é que a 12ª Festa do café-com-biscoito, entre os dias 10 e 12 de setembro, vira objeto de análise para seu tombamento como bem imaterial de Minas Gerais.

O registro dos sabores da Terra dos Biscoitos como patrimônio intangível significa o reconhecimento de uma tradição secular no preparo da iguaria. Não por acaso há 11 anos a festa vira uma grande cozinha em praça pública que mostra aos visitantes os segredos das biscoiteiras de São Tiago.

Historiadora responsável pela narrativa do café-com-biscoito como patrimônio cultural, a belo-horizontina Liliane Corrêa vai visitar o evento este ano e investigar como funciona toda a Festa para sua documentação no Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.

“Primeiro é preciso fazer um levantamento histórico do município. Depois investigar a origem dos biscoitos de uma forma geral, para aí sim se chegar ao modo peculiar de produção desenvolvido em São Tiago e a criação da festa”, explica Liliane.

De acordo ainda com a historiadora, todo o processo de reconhecimento da Festa como bem imaterial mineiro deve ser concluído no meio do ano que vem, quando será assegurada “a preservação e salvaguarda do patrimônio”, comenta.

A festa do café-com-biscoito existe há 11 anos e recebe em média um público de 30 mil pessoas a cada edição. Durante os três dias de evento, chegam a ser consumidos mais de cinco toneladas de biscoitos, divididos em mais de 40 tipos, entre doces e salgados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário